Programação

 

05/04 - Revoluções e seus Direitos

18h30 às 22h30

Costas Douzinas e Alysson Mascaro

Que relação há entre os direitos humanos e as revoluções? Investigaremos em que sentido as grandes transformações sociais trazem em seu bojo demandas por justiça e por alteração nas relações dos homens entre si – e nas relações destes com as instituições sociais em geral.

 

06/04 - Direitos e Desejos

18h30 às 22h30

Costas Douzinas e Olgária Matos

Que relação há entre desejos e direitos? Abordaremos os direitos e sua relação com a noção de sujeito e com a dimensão simbólica e os sonhos.

 

07/04 - Direitos Humanos e Educação

18h30 às 22h30

Costas Douzinas e José Sérgio Carvalho

Quais são os mecanismos dos direitos humanos? O principal objetivo aqui é mostrar a importância das instituições e dos programas dedicados a essa causa. Nesta parte daremos especial atenção para o tema da educação.

 

08/04 - Direitos Humanos: imaginário, futuro e utopia

18h30 às 22h30

Costas Douzinas e Paulo Teixeira

Que horizonte a defesa dos direitos humanos e o pensamento sobre eles nos reservam? A incorporação de práticas de violência contra seres humanos como instrumento de manutenção do poder político por democracias supostamente impermeáveis aos dispositivos de governos autoritários torna cada vez mais sombria a perspectiva de realização dos direitos humanos. Novas crises, novas demandas: qual seria o horizonte utópico que os direitos humanos têm a nos oferecer.

 

                                                                                                                              Clique aqui para se inscrever no curso.