Curso

O Projeto Revoluções é uma realização do Instituto de Tecnologia Social - ITS BRASIL, da Secretaria Nacional de Direitos Humanos da Presidência da República, do SESC-SP e da Boitempo Editorial.

de 05/04 a 08/04

 

Revoluções e Direitos Humanos: educação, revoluções e seus direitos

 

Como assegurar os direitos humanos num ambiente em que as decisões são cada vez mais influenciadas por interesses particularistas e imediatos, em detrimento de valores universais? O curso Revoluções e Direitos Humanos pretende abordar esta e outras questões cruciais da chamada “crise da modernidade”. Pretende, também, levantar críticas à necessidade de controle dos Estados sobre a vida dos cidadãos e discutir o esvaziamento da democracia – refletindo, ao mesmo tempo, sobre a possibilidade de reinventá-la.

O eixo principal serão as exposições do Professor Costas Douzinas, diretor do Instituto de Ciências Humanas de Birkbeck (Universidade de Londres) e autor de livros provocativos como O Fim dos Direitos Humanos. Em cada um dos dias do curso serão convidados, para aprofundar o debate, intelectuais e ativistas especializados no assunto, como o Deputado Federal Paulo Teixeira e os professores Alysson Mascaro, Olgária Matos e José Sérgio Carvalho.

Os temas estão organizados em quatro encontros, de forma a explorar o debate por meio de perspectivas educacionais, jurídicas, culturais, filosóficas, políticas e históricas. Afinal de contas, as demandas da atualidade não exigem apenas uma aplicação dos princípios dos direitos humanos, mas uma reelaboração de seus significados – num mundo em que questões ecológicas, científicas e econômicas desafiam a configuração desse instrumento político fundamental de nosso tempo.

 

Local: Teatro Paulo Autran - SESC-Pinheiros - Rua Paes Leme, 195 - Pinheiros/SP